sábado, 17 de setembro de 2011

Personal learning environment - PLE

Os ambientes pessoais de aprendizagem online são outro ponto de interesse para mim. 




No artigo The Personal Learning Environments - the future of eLearning? de 2007, Graham Attwell faz uma excelente introdução antes de tratar do tema dos ambientes pessoais de aprendizagem propriamente ditos. Dentre outros fatores que propiciariam a criação de tais ambientes ele cita as necessidades atuais que temos de aprender por toda a vida (lifelong learning). Ora, se utilizamos uma LMS, deixamos de usá-la ao final do curso e isso não atende às necessidades do aprendiz atual. Atender as necessidades da aprendizagem informal e de respeito aos diferentes estilos de aprendizagem são dois outros fatores importantíssimos que surgem na atualidade. 

"A Personal Learning Environment could allow a leaner to configure and develop a learning environment to suit and enable their own style of learning." 
Por outro lado, a tecnologia desenvolvida atualmente, do software social, chamada de Web 2.0 propicia que sejam criadas e utilizadas várias ferramentas colaborativas como blogs, wikis, sites de folksonomias como Del.ici.ous e Technorati, ferramentas para postagem de vídeos e podcasts produzidos pelos usuários.  
"Slowly we are discovering - or rather learners are discovering new uses of the technologies for learning. Instant messaging, file sharing, social networking. And of course blogging. A growing number of reports have documented how the so called net generation use computers in their everyday life."  
Attwell afirma que os ambientes pessoais de aprendizagem podem chegar a ter o potencial de juntar o aprendizado adquirido na vida com aquele advindo da escola. Mas, com o que se pareceria um ambiente pessoal de aprendizagem? Para Attwell um PLE é composto de todas as ferramentas diferentes que utilizamos na vida diária para aprender.  No texto Towards a Personal Learning Environment Framework, de 2007, Mohamed Chatti utiliza uma analogia interessante para explicar a diferença entre uma LMS e uma PLE. Ele diz que a LMS pode ser comparada a um canivete suíço e a PLE às várias ferramentas que podem ou não compor as utilidades do canivete suíço, mas que no caso da PLE apresentam-se separadamente conforme a necessidade do usuário.
 
  "To the technical question of how PLEs can be best deployed, I believe that the challenge is how to design a PLE as an extensible framework that can be complemented with different supporting components. [...] Learners should be able to copy&paste, drag&drop and mash third-party services directly into their PLEs based on their needs and with a minimum effort.”
 
Tanto no artigo da Edutech Wiki, escrito por Daniel Schneider em 2007 quanto no artigo de Attwell há a menção de que mais ferramentas que possam ser organizadas pelo indivíduo para aprendizagem, os ambientes pessoais de aprendizagem estão relacionados com um determinado conceito de educação, um conceito que certamente faz com que os alunos tenham que desenvolver maior responsabilidade e independência.
Attwell termina seu artigo de forma quase poética dizendo que "as PLEs podem representar a ponte entre os jardins emparedados das instituições educacionais e o mundo de fora. Dessa forma poderão desenvolver o senso crítico e as habilidades ou o letramento necessários para utilizar novas tecnologias numa sociedade que muda rapidamente." 
Por outro lado, tanto em Attwell quanto no artigo de Schneider, há menção ao ELGG, uma aplicação open source que está ganhando muita atenção na comunidade educacional. Trata-se de uma plataforma para redes sociais que engloba weblogging, arquivos, RSS, perfis pessoais, FOAF. Tal aplicativo nos conduz a um ambiente utilizado tanto nas universidades quanto na sociedade como um todo: as Redes Sociais Virtuais (Social Virtual Networks).
   
Alguns artigos e links sobre o assunto:


Educause Learning Initiative (2009) 
Seven things you should know about...Personal Learning Environments
http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELI7049.pdf 

Attwell, Graham (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning?
eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542. - 
 
Chatti, Mohamed Amine (2007).Towards a Personal Learning Environment Framework  http://mohamedaminechatti.blogspot.com/2007/01/towards-personal-learning-environment.html
 
 
Schneider, Daniel K.(2007).Personal Learning environment. Edutechwiki. 
 
Siemens, George (2004).  Learning Management Systems: the wrong place to start learning,




Um comentário:

  1. Veja grupo de estudo brasileiro sobre #ple em http://cafezinhocomleite.ning.com/group/ple-entorno-pessoal-de-aprendizagem?xg_source=activity

    ResponderExcluir